Acesso aos alunos EAD. Clique aqui

06
fev

0

Você sabe utilizar o LinkedIn de forma estratégica para a sua carreira?

Passo até mal quando eu pergunto a algum profissional como ele tem utilizado o LinkedIn para a sua carreira e ele responde “para procurar emprego”.

Logo eu olho para a cara dele e pergunto “sério que você pensa dessa maneira?”.

Bom, minha gente, vale ressaltar que o LinkedIn é uma plataforma muito além do que você imagina. Eu mesma tive uma experiência única ao utilizá-la de forma mais estratégica. Há dois anos, me vi realizando a minha Transição de Carreira. Não, eu não estava procurando emprego, mas estava mudando as estratégias da minha empresa e foi aí que nasceu meu relacionamento mais forte com o meu filho LinkedIn. Sim, meu filho LinkedIn!

“Ah Waleska, mas você está exagerando chamando o LinkedIn de seu filho!”. Não estou não, e te provo o porquê!

Quando nasce um filho, nascem novos hábitos em sua vida. A forma de você pensar muda, a sua forma de se posicionar no meio social se transforma, você se torna uma pessoa mais madura e consciente das suas ações. Afinal de contas, você quer ser exemplo para aquele ser humano que acaba de chegar ao mundo. Seu tempo se torna mais comprometido, sua agenda mais completa e existe um comprometimento e envolvimento muito significativo na educação daquela criança.

E quando nasce um LinkedIn? Acontece a mesma coisa!

Claro que estamos utilizando esta situação como uma analogia, mas que vale muito para você avaliar como está seu comprometimento com essa ferramenta. Afinal de contas, ter apenas uma conta no LinkedIn não muda NADA em sua carreira. Ficar só acompanhando as vagas não muda NADA em sua carreira, ter um perfil que você saiu preenchendo de qualquer maneira (sem um planejamento) NÃO MUDA NADA EM SUA CARREIRA!

Mas então você deve estar se perguntando: “se eu estou tendo exatamente esta postura, como devo utilizar o meu LinkedIn?”. Como muitos me acompanham e sabem, tenho uma marca forte e que faço questão de passar adiante. Não gosto de nada que seja óbvio! Então, o primeiro pensamento para se ter um perfil estratégico é: SAIA DO ÓBVIO! SEJA DIFERENTE! Mas ofereça conteúdo verdadeiro, relevante, interessante para seu público consumir. Interaja com as pessoas que te seguem, esse é o primeiro caminho para você criar um POSICIONAMENTO no mercado.

Para que isso aconteça, você deve ter seu planejamento de conteúdo, entender quem é o público-alvo que você quer atingir, quais são os gurus da sua área, etc… Se você ainda não tem clareza disso tudo, vale a pena buscar ajuda de especialistas que possam te ajudar.

Basta você pensar que todos os pais investem tempo na criação dos seus filhos e, como o seu LinkedIn irá ocupar uma posição de filho em sua vida, ele também precisa desse investimento de tempo e dedicação. Não adianta você acessá-lo uma vez por semana e querer que ele te traga resultados. A “educação” do filho é diária e, assim, o LinkedIn demanda esse investimento também!

Nos treinamentos que ofereço a empresários e profissionais que buscam utilizar o LinkedIn como uma ferramenta aliada no mercado, vejo que, a partir do momento que esses profissionais “viram a chavinha” sobre o poder dessa plataforma, existe um envolvimento verdadeiro para que ela traga os resultados esperados, seja para realização de novas parcerias, network, fechamento de contratos, e claro, recolocação!

A média de retorno que você terá do seu LinkedIn utilizando-o de forma estratégica é em torno de 3 meses. E te garanto que, se você tiver o comprometimento verdadeiro com o seu filho Linkedin, você irá colher muitos frutos positivos.

Esta semana mesmo eu tive uma experiência incrível. O Gerente Regional do Itáu, Luiz Fernando, me contatou me chamando para um café. Ele estava em Belo Horizonte e queria aproveitar para bater um papo comigo, pois ele estava interessado em palestrar no evento que estava organizando sobre a carreira bancária que iria acontecer em BH e SP. Imagina que orgulho eu tive do meu trabalho?!

Outra pessoa extremamente estratégica com quem tive contato via Linkedin foi o top dos tops Edgar Abreu, referência a nível nacional nas certificações bancárias. Ele também havia se interessado pelo mesmo evento e queria palestrar comigo em São Paulo. Olha que bacana: estou te contando os cases de uma semana apenas. Surgiram novas parcerias muito fortes dentro do mercado e do nicho em que atuo. E assim pode ser com você também!

Outro caso interessante foi com uma cliente empresária que mal sabia utilizar o LinkedIn e, com isso, se inscreveu em meu workshop. Após uma semana utilizando a plataforma de maneira extremamente estratégica, ela teve seu primeiro retorno, fechou um contrato grande com um cliente “sonho”. Antes do workshop, ela já havia feito contato e solicitado uma reunião por telefone, mas sem sucesso. Durante uma semana após este evento, ela seguiu todo o caminho que eu havia passado e, assim, despertou o interesse daquele cliente sonho em contatá-la através dessa ferramenta. Bingo, contrato fechado!

Seja diferente, seja fiel ao seu filho Linkedin, eduque-o da melhor maneira, dê a atenção necessária, invista tempo, seja comprometido! Seus resultados virão, mas, claro, tudo depende da criação que você está disposto a dar! Hoje, utilizo essa ferramenta como minha aliada no mercado, chego até as pessoas estratégicas, faço contato direto com elas, marco cafés, divulgo meu trabalho, clientes chegam até mim… Enfim, veja que o meu LinkedIn trabalha para mim, para o meu negócio acontecer!

A dica principal é se posicionar de forma que fique claro aos outros qual o seu valor de mercado e o LinkedIn é uma excelente ferramenta para intermediar este posicionamento!

Então, fez sentido tudo isso? Que tal sairmos do online e tomarmos um café?