Acesso aos alunos EAD. Clique aqui

21
jan

0

Resumo do Mercado: tudo sobre as últimas movimentações

Olá, alunos da EA,

Fechamos a semana mais uma vez de forma positiva, com uma alta de 2,26% na semana, aos 96.096 pontos, cravando um novo recorde. No ano, a alta já chega a 9,34%.

Na semana passada, as ações da Petrobrás ON(PETR3) subiram 2,28% e PN(PETR4) subiram 1,64%, com as ações estatais sendo impulsionados pelo otimismo com o novo governo. A aproximação de um acordo comercial entre EUA e China e um pacote de medidas para incentivar a economia chinesa foram o suficiente para esquecer os dados ruins da última semana. Com isso, as ações da Vale(VALE3) fecharam mais uma semana positiva, com alta de 4,54%.

As ações dos bancos privados fecharam em território misto, com as ações do Bradesco(BBDC4) subindo 2,84%, do Santander(SANB11) subindo 2,19% e do Itaú(ITUB4) caindo 0,45%.

Destaque na última semana, as ações da Taurus Armas(FJTA4) caíram 30,92% na semana, com a realização de lucro entre os acionistas e a baixa possibilidade de a empresa se favorecer com o decreto assinado por Bolsonaro.

Indo para o dólar, este subiu mesmo com a bolsa subindo, contrariando a lógica de que, quando a bolsa sobe, o dólar cai. A alta do dólar foi de 1,11%, fechando a semana em R$ 3,75.

Na agenda, teremos como principal índice na semana a divulgação do IPCA-15 na quarta-feira. Além disso, teremos o discurso de Bolsonaro em Davos na terça-feira.

Indo para os Estados Unidos, as bolsas americanas fecharam mais uma semana com altas. O Dow Jones subiu 2,96%, o S&P 500 subiu 1,32% e o Nasdaq subiu 2,66%, com os índices bastante positivos também em 2019.

A aproximação de um acordo entre EUA e China e um FED mais cauteloso com a alta na taxa de juros tem ajudado os investidores a esquecerem o shutdown nos Estados Unidos.

Na agenda semanal, vamos ter o balanço da IBM na terça, da P&G na quarta, de Intel e Starbucks na quinta e da Vodafone na sexta. Lembrando que na segunda-feira, que é o dia de Martin Luther King Jr, será feriado nos EUA. Esse feriado acontece toda terceira segunda-feira do mês de janeiro.

Na agenda, teremos o relatório de vendas de casas usadas na terça, o PMI industrial e de serviços na quinta e a venda de casas novas na sexta.

Indo para a Europa, as bolsas fecharam em alta na semana passada, com destaque para o IBEX-35, da Espanha, que subiu 2,83%. Na zona do Euro, teremos a decisão de taxa de juros na quarta. Além disso, a semana começou conturbada, com Theresa May correndo riscos, o que não se confirmou durante a semana, e a decisão do Brexit se mantém, por enquanto.

Na Ásia, o Índice Nikkei 225 subiu 1,98% e confirmou mais uma semana de alta. Na China, a semana também foi de alta com o Índice Shangai avançando 1,68%. A semana já deve começar quente na China, com a divulgação do PIB do quarto trimestre.

E, para finalizar, as criptomoedas, que começaram o ano sofrendo, se recuperaram um pouco na semana, com o Bitcoin subindo 2,11% e a Ripple subindo 1,01% na semana.

Ótima semana e bons negócios!