Acesso aos alunos EAD. Clique aqui

19
fev

0

Quais as diferenças entre CPA-10 e CPA-20?

Entenda as maiores diferenças entre as duas certificações para saber qual delas é perfeita para o seu momento profissional!

 

O artigo de hoje aqui no Blog da EA é sobre uma das dúvidas mais comuns de quem está ingressando no mercado financeiro. Escolher entre CPA-10 e CPA-20 pode parecer complexo, mas nós vamos explicar para você as principais diferenças entre elas!

Já no Artigo 1º da resolução 3.158, de 17/12/2003, o Banco Central e o Conselho Monetário Nacional estabelecem que, a partir daquela data, torna-se obrigatório o exame de certificação para que os empregados de instituições financeiras e demais instituições autorizadas exerçam as atividades de distribuição e mediação de títulos, valores mobiliários e derivativos.

Isso significa que, para que você possa atuar em funções que exigem contato direto com investidores, é necessário ser certificado. No caso da CPA-10 e da CPA-20, a entidade responsável pela certificação é a ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais).

No próprio site da entidade, fica claro que as certificações são necessárias pela atividade exercida – comercialização ou influências no processo de tomada de decisão do investidor -, não necessariamente pelo cargo ocupado.

Quer saber qual a CPA certa para a atividade que você exerce ou quer exercer? Vamos lá!

Quais funções você pode exercer com a CPA-10
Segundo o site da ANBIMA, a CPA-10 (Certificação Profissional ANBIMA Série 10) é a certificação bancária voltada àqueles profissionais que atuam na prospecção ou venda de produtos de investimento diretamente com o investidor. Isso vale também para agências bancárias e Plataformas de Atendimento.

Quais funções você pode exercer com a CPA-20
Aqui está a principal diferença: os profissionais com CPA-20 podem executar os mesmos trabalhos que aqueles com CPA-10, mas a recíproca não é verdadeira. Por quê?

Porque, além de atuar na prospecção e venda de produtos de investimento com os investidores, o CPA-20 ainda pode atuar na manutenção da carteira de investimentos de clientes pessoas físicas ou jurídicas nos segmentos Alta Renda, Private, Corporate e Investidores Institucionais.

Isso significa que você poderá atender clientes com uma renda maior, além de ter mais atividades permitidas pelos códigos regulatórios. Em termos gerais, CPA-10 é a certificação perfeita para quem está começando no mercado financeiro, enquanto a CPA-20 é voltada a quem quer dar um upgrade no currículo e ascender na carreira!

Gostou de saber um pouco mais sobre as diferenças entre CPA-10 e CPA-20? Aqui na EA Certificações, você se prepara para as duas provas com quem é referência em aprovação! Conheça nossos cursos e conquiste sua CPA conosco!

Curso para CPA-10

Curso para CPA-20