Acesso aos alunos EAD. Clique aqui

15
jan

0

7 dicas que ninguém conta para você sobre ingressar no mercado financeiro

Saiba quais as melhores estratégias para começar sua carreira no mercado financeiro com as dicas que separamos para você.

 

Para quem olha de fora, o mercado financeiro parece quase incompreensível. Tabelas, taxas, gráficos, oscilações… São tantos números que pode parecer confuso num primeiro momento. Entender todas as nomenclaturas e os diferentes segmentos desse mercado é um caminho que muitos desejam percorrer, mas nem todos conseguem.

Hoje separamos algumas dicas infalíveis para você ingressar no mercado financeiro e, com o tempo, se tornar um especialista!

1. Pesquise, pesquise e pesquise

O primeiro passo é bem clichê, mas super importante: pesquise muito! Você pode começar pesquisando por algo que lhe fascina dentro desse universo – como o mercado de ações, por exemplo. Nesse caso, você poderia começar descobrindo quem são as principais linhas de pensamento, como as bolsas de valores funcionam e quais os itens mais ofertados. Basicamente, dedique-se àquilo que desperta sua curiosidade.

2. Procure algo de que você goste

Estudar sobre algo de que não gostamos é um saco, não é mesmo?! Por isso, depois de pesquisar sobre os principais componentes do mercado financeiro, é hora de começar a se aprofundar em uma área. Para que você conquiste um lugar de prestígio, a determinação é fundamental. É importante conhecer um pouco de cada uma das vertentes, mas é mais importante ainda que você saiba qual rumo quer tomar.

3. Estabeleça metas

O terceiro passo é definir onde você quer chegar. Essa pode  parecer uma decisão difícil de ser tomada, mas acredite: é mais fácil do que você imagina. Depois de ter pesquisado a respeito de várias coisas e ter entendido o que anima você dentro do mercado financeiro, não será complicado planejar a direção que sua carreira deve tomar. Pense que você já saberá os principais dados: quanto ganha um profissional dessa área, quais são suas principais atribuições e o que é necessário para se tornar um deles.

4. Faça muitos cursos

Estudar sempre é a parte mais importante do processo. Todas aquelas metas que você definiu não vão servir de nada se você não se esforçar para atingi-las. Por esse motivo, é imprescindível que você procure cursos que atendam às necessidades da carreira que você escolheu trilhar. Valem desde cursos rápidos até faculdades, cursos de extensão e especializações.

5. Invista em uma certificação bancária

As certificações bancárias servem para que você seja um profissional mais completo e possa atuar em várias frentes. Além disso, na maioria das vezes, elas são requisito para atuar em uma instituição financeira. Com as certificações, você poderá aprender um pouco mais sobre tudo que permeia o universo financeiro. Você pode começar pelas mais básicas e alçar novos voos conforme ascende na sua posição dentro do banco em que trabalhar, por exemplo.

6. Informe-se

Procurar meios de comunicação que sejam fonte confiável de informação é essencial para que você seja um profissional competente. Sabendo de tudo que acontece, você consegue prever melhor as variações naturais dessa área, sugerir soluções inovadoras a seus clientes e garantir o êxito da sua companhia. Essa também é uma forma de renovar seus conhecimentos e, quem sabe, até descobrir outra área que lhe desperte interesse.

7. Não esqueça de se atualizar

Como dissemos na dica anterior, se informar é super importante. Quando começamos a estudar para algo, às vezes temos a impressão de só haverá aquele estudo inicial. No entanto, o mercado financeiro muda muito rapidamente, o que faz com que você precise estar sempre por dentro das novas tendências. Esse é o motivo pelo qual você deve estar sempre em busca de formas de atualizar seus conhecimentos. Não se esqueça que você tem de saber se moldar às novas oportunidades. E isso só vai acontecer se você continuar desenvolvendo seu conhecimento e renovando seu networking.

Gostou das nossas dicas? Aproveite esses passos e comece agora mesmo a construir uma carreira de sucesso. Seguindo esse caminho, você certamente se tornará um profissional respeitado no mercado financeiro! Até mais!